quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Festival Varadouro 2010

Mais de dez mil pessoas circularam, dentre público, produtores e comunicadores. Mais de oitenta bandas se apresentaram, dentre brasileiras, argentinas e peruanas. Mais de trinta oficinas, debates e palestras. Assim se resume a importância do Festival Varadouro ao longo dos últimos seis anos para o nosso estado. Considerado como o maior festival da Região Norte, ele chega a sua 6ª edição fazendo história, assim como previu João Eduardo, lá em 2005, quando finalizado o primogênito: "O Varadouro entra para a história da música acreana, assim como entraram os primeiros caminhos abertos no coração do Acre!".
Mesmo anunciado só agora, o festival já começou faz tempo. Pra quem trabalha nos bastidores a mega produção começa muito antes. Reuniões até altas horas, discussões e definições que, muitas vezes, se encerram às vésperas - ou nem se encerram. Mas é isso que faz do Varadouro um evento tão especial. Desde seus primórdios, quanto tudo era mais difícil, as pessoas sempre o fizeram com paixão. Sempre buscando, antes de qualquer coisa, enriquecer a cultura acreana e o intercâmbio com parceiros de diversos estados.
Dentre as novidades de 2010, está a seleção das bandas que se apresentarão no festival. Primeiramente foram escolhidas dez, dentre 251 inscritas no site Toque no Brasil - plataforma de agenciamento online que segue a lógica de uma rede social para unificar, fortalecer e dinamizar a relação entre artistas e produtores. As outras treze foram selecionadas por materiais enviados e indicações. Como critério de seleção, a curadoria levou em consideração estilos, regiões e culturas diversas, além, é claro, do trabalho autoral.
E pra provar que o Varadouro não é só um festival de rock, mas um festival de música, como vem acontecendo nos últimos anos, a programação conta com uma variedade de sons, que vão desde a Argentina até o Peru, passando pelas trilhas musicais do Brasil, além de oficinas e palestras que vão acontecer durante a Semana Varadouro. Ah! E não menos importante, quem fará a abertura da Semana será o músico acreano João Donato (ganhador do Grammy Latino em 2010). Confira no quadro abaixo a programação da Semana Varadouro.


SEGUNDA-FEIRA (29-11)
Abertura da Semana VaradouroLocal: Usina de ArteHorário: 20hShow João Donato Convida
TERÇA - FEIRA (30-11)
Local: Mercado VelhoHorário: 19hHeloy de Castro (AC)Fridas (AC)ZooHumanos (AC)
QUARTA - FEIRA (01-12)
Local: Loft Lounge BarHorário: 19hDanah (AC)CA (AC)Degradê (AC)
QUINTA- FEIRA (02-12)
Local: The Rock BarHorário: 19hCaro John (AC - Tarauacá)Capuccino Jack (AC)Câmbio Negro (AC)
FESTIVAL VARADOURO
SEXTA - FEIRA (03-12)Horário: 20h - 23h40Di Marco (RO)Mogno (AC)Saulo Duarte (PA)Survive (AC)Los Siniestros (ARG)Cabruêra (PB)
SÁBADO (04-12)
Horário: 19h - 02h30Ana e os Lobos (AC)Camarones (RN)Do Amor (RJ)Camundogs (AC)Pública (RS)Caldo de Piaba (AC)Gaby Amarantos (PA)Los Porongas (AC)
DOMINGO (05-12)
Horário: 18h - 23h40Shaneihu Yawanawá (AC)El Hombre Misterioso (PERU)Juca Culatra (PA)Lucas Santtana(BA)Mini box Lunar (AP)Mapinguari Blues (AC)B Negão e os Seletores de Freqüência (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário